sexta-feira, 15 de julho de 2016

Como deixar o Menu Iniciar do seu Windows 10 mais eficiente

Embora não agrade o gosto de muitos, o Windows 10 trouxe muitas melhorias que o Windows 8 deixou a desejar, uma das principais foi a volta do Menu Iniciar. Apesar de não ser tão amigável como o do nosso amado Windows 7, o Menu Iniciar do Windows 10 também trouxe várias novidades e pode oferecer muito mais recursos se configurado corretamente. Com as nossas dicas e pequenos ajustes o seu SO pode se tornar muito mais produtivo.

            1.       Ativando as opções do Menu Iniciar

Ativando as opções de configuração do Menu Iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Para acessar as principais configurações do Menu Iniciar basta clicar no ícone de Configurações no próprio Menu Iniciar ou clicar com o botão direito na área de trabalho e escolher a opção Personalizar. Lá você pode ativar todas as opções (menos a opção “usar tela inteira de Iniciar”, senão o menu Iniciar vai voltar a parecer com o do Windows 8.) para aproveitar mais recursos do seu Iniciar. A partir daí alguns recursos vão aparecer como por exemplo a listagem de arquivos abertos recentemente.
      
      2.       Deixe à mão os aplicativos que você mais usa

Adicionando atalhos no menu Iniciar (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)

Para fixar qualquer aplicativo no Iniciar basta procurar o aplicativo que você quiser, clicar com o botão direito nele e escolher a opção Fixar no Início. Você ainda pode organizar seu aplicativos favoritos em colunas e para isso basta arrastá-loe soltar na área de blocos.

            3.       Organizando blocos de aplicativos

Criando grupos de aplicativos no menu Iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Para organizar seus arquivos favoritos num só lugar basta arrastar os aplicativos que você quiser para um mesmo bloco de aplicativos (um do lado do outro ou embaixo do outro), após isso é só clicar no espaço acima dos aplicativos e dar um nome ao seu bloco, como jogos, mídia. Por exemplo, como edito muitos textos, fiz um bloco de aplicativos com todo o pacote Microsoft Office.



            4.       Desinstalando aplicativos

Você pode desinstalar aplicativos direto no Menu Iniciar para isso basta clicar com o botão direito no aplicativo desejado e selecionas a opção Desinstalar. Porém essa tarefa não é muito útil visto que ao fazer esse procedimento você vai ser direcionado para o painel de controle onde normalmente se desinstala um programa, mas para os preguiçosos essa opção reduz vários cliques.

Desinstalando aplicativos via menu Iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

            5.       Menu Iniciar estilo Windows 7

Deixando o menu Iniciar do Windows 10 igual ao da versão 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Se mesmo assim não tiver jeito e você não gostar de nenhum recurso do estilo do Iniciar do Windows 10, você pode colocar um estilo parecido com o do querido Windows 7. Apesar de ter um pouquinho de trabalho basta clicar com o botão direito em todos os aplicativos e selecionar a opção Desafixar do Inicio. Depois disso é só redimensionar o Menu Iniciar para que a área reservada para os blocos de aplicativos seja apagada.

E aí, gostou da dicas?! Espero que nossas dicas tenham ajudado você a simpatizar mais com o Windows 10.
Qualquer dúvida é só deixar uma pergunta nos comentários que a equipe da UTI Tech responderá assim que puder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário